Mini-horta: cultivando temperos em espaços pequenos

Plantar seus próprios temperos em casa é uma ótima opção para ter alimentos saudáveis e orgânicos sempre à disposição e por um custo baixo. E até mesmo quem mora em apartamento ou casa pequena pode fazer uma hortinha bem prática e funcional. Quer saber como? Preparamos uma lista de alimentos fáceis de cultivar e reunimos cinco dicas para cuidar da sua mini-horta. Confira!

 

Afinal, o que plantar? 

 

  • Hortelã

    A hortelã é uma ótima (e versátil) opção para se ter em casa: a planta serve para fazer chá, preparar sucos refrescantes e até incrementar alguns pratos. É bem fácil de cultivar, mas tem um segredo: como suas raízes ocupam muito espaço, não é recomendado plantar em vasos compartilhados com outros vegetais.

 

  • Salsinha

A salsinha é um dos temperos mais queridos dos brasileiros. Não é por acaso que ela dá o “toque final” em vários pratos do dia a dia. Para cultivar, leve em consideração que suas raízes são espaçosas, como as da hortelã, e precisam de um recipiente exclusivo.

  • Manjericão

Sabia que é possível germinar aquele raminho de manjericão comprado no supermercado? Basta retirar as folhas até restarem apenas três no topo e colocar a haste em um copo com água. Depois, deixe a planta em uma área iluminada (mas sem luz direta) e espere as raízes se formarem. Por fim, transfira o manjericão para um vaso com solo fértil! 

  • Alecrim

Além de saboroso, o alecrim é ótimo para dar um cheirinho gostoso em casa. Mas tem um segredo na hora de colher: nunca retire mais do que a metade do ramo. Isso é importante para que o restante da erva continue crescendo. 

  • Pimenta

Dedo-de-moça, biquinho ou tabasco. Pode escolher as espécies que você mais gosta, porque as pimentas são ótimas para mini-hortas! 
 

E quais são os cuidados necessários?

  1. Solo

    O primeiro passo é comprar um substrato de qualidade em uma casa de jardinagem. Em outras palavras, adquira um bom solo para plantar as suas sementes. Esse ponto é fundamental para que as plantinhas encontrem todos os nutrientes que necessitam no seu desenvolvimento.

  2. Luz

    Em geral, as plantas das hortas precisam de quatro horas de sol todos os dias. Se você não tem um quintal ou sacada em seu apartamento, deixe os vasinhos nas janelas. 

  3. Adubação

    O adubo funciona como alimento para as plantas. Por isso, a adubação é fundamental para o sucesso do cultivo da sua hortinha caseira. Mas lembre-se: se você optar pelos adubos convencionais, as suas plantas não serão mais orgânicas. Para ter alimentos orgânicos, você precisa fazer o seu próprio adubo, utilizando borra de café ou cascas de banana, por exemplo. 

  4. Água

    Muita gente tem dúvida sobre a quantidade ideal de água para as mini-hortas. O segredo é simples: basta manter a terra úmida. Para verificar a umidade, coloque o seu dedo na terra até a raiz da planta e, se o solo estiver seco, regue! Mas sem exagerar, ok?

  5. Poda

    Como as raízes não possuem muito espaço para crescer no vasinhos, é preciso sempre colher os raminhos de suas plantas ou podá-las para que elas não se desenvolvam muito. No caso da poda, basta cortar rente a uma gema (a linha onde crescem as folhas). 

 

Para usar os temperos o quanto antes, aqui vai uma última dica especial: com Alpfilm Protect, é possível ter uma horta coberta! Basta plantar as sementes, regar a terra e cobrir o vaso com plástico-filme para criar uma miniestufa. Com isso, o processo de crescimento é acelerado e as plantas não ressecam.

Fácil, né? Agora você já pode cultivar a sua mini-horta em um espaço pequeno e ter muito mais qualidade em suas refeições!

Leave a comment