5 dicas para fazer a marmita perfeita

É um fato: as pessoas estão se preocupando cada vez mais com a própria saúde alimentar. Talvez você seja uma delas — e se não for, conhece alguém super focado em manter refeições saudáveis e hábitos que contribuam para o maior bem-estar. Essa tendência de comportamento é comprovada por dados, inclusive: segundo uma pesquisa da Global Nielsen, com 30 mil pessoas em 60 países, mais da metade dos entrevistados globais de cada geração está disposta a pagar mais por alimentos que contenham benefícios à saúde. E é a partir disso tudo que queremos falar sobre marmitas.

Elas são práticas, simples de levar para qualquer lugar e podem ser montadas com ingredientes frescos e naturais. Justamente por isso, são aliadas de quem quer fugir das tentações dos fast-foods e self-services encontrados na rua. Então, se seu objetivo é comer de forma saudável, aqui vão 5 dicas para garantir as melhores marmitas possíveis.

1. Compre alimentos de qualidade

Sabemos que uma das grandes questões em relação ao preparo de marmitas é a durabilidade: tudo deve ser pensado para que a comida fique fresca até na hora do consumo. Para isso, podemos seguir várias dicas, mas nada adianta se o alimento não for de boa qualidade. Então preste atenção na hora de escolher o fornecedor e fazer as compras. Outros fatores que devem ser considerados são o prazo de validade e a conservação. 

2. Congele e descongele com atenção

 

 

 

 

O congelamento é uma ótima ideia para que as marmitas sejam ainda mais práticas. Com ele, os alimentos duram mais e é possível cozinhar apenas uma vez por semana. Basta preparar as porções diárias, colocá-las no freezer e, um dia antes, separar uma delas para descongelar na geladeira.

Outro ponto importante é o material utilizado para realizar o congelamento. Escolha produtos com excelente vedação, como os sacos tipo zip, para impedir o ressecamento da comida ou outros processos indesejados.

E, ainda sobre esse tema, um último conselho: nunca congele duas vezes o mesmo alimento, porque o risco de contaminação é muito alto! Após descongelá-lo, você deve ingeri-lo em um curto intervalo de tempo, preferencialmente. 

 

3. Prepare a marmita no recipiente correto

Lembre-se de que a marmita irá ao micro-ondas. Portanto, é preciso preparar os alimentos em recipientes adequados, como vasilhas de vidro ou de plástico próprio para micro-ondas. 

Outra dica para esquentar a marmita é usar uma tampa própria para isso, com furos para permitir a saída do vapor. Mas na falta dessa tampa, não se preocupe! O plástico-filme é um ótimo substituto: é só cobrir o recipiente com seu Alpfilm e fazer alguns furos para ter o mesmo resultado.

 

4- Evite ingredientes sensíveis

 

Certos tipos de alimentos podem ser mais sensíveis à temperatura. Caso fiquem fora da geladeira por muito tempo, tendem a estragar. Como exemplo, dá para citar a maionese, o creme de leite, as carnes e alguns queijos cremosos. 

Por isso, se sua marmita vai ficar sem congelamento por um tempo considerável, opte por alimentos que funcionem melhor em temperatura ambiente: cereais, oleaginosas e ingredientes in natura.

6- Tome cuidado ao transportar a marmita

O transporte é um dos momentos mais sensíveis quando falamos sobre marmita. Uma ótima dica é o investimento em uma boa bolsa térmica para carregá-la. Dessa forma, você conserva a temperatura por mais tempo, evitando que a comida estrague. 

E esse conselho vale também para o transporte de outros alimentos. Se for levar um sanduíche natural, por exemplo, transporte-o na mesma bolsa, embalado com um papel alumínio de qualidade!

 

Seguindo nossas dicas, você garante que a sua marmita será ideal para consumo e não terá nenhuma surpresa desagradável. Com isso, você consegue se alimentar melhor e manter o cuidado com o seu corpo para ter um estilo de vida ainda mais saudável!

Leave a comment