Fique por dentro do papel-alumínio e saiba como descartá-lo!

Como pode uma folha metálica de espessura inferior a 0,2 mm ser tão importante e presente no dia a dia de tantos brasileiros — e provavelmente na sua rotina, não é mesmo? A resposta é simples. Justamente por ser tão fino, o papel-alumínio é altamente maleável, ou seja, pode ser dobrado e cobrir objetos com facilidade. Além disso, é fácil de ser cortado e bastante versátil, com indicação de uso para situações variadas, como evitar o ressecamento de alimentos levados ao forno ou facilitar a tintura de mechas nos cabelos. 

O papel-alumínio foi comercializado pela primeira vez em 1910, na Suíça, quando uma fábrica decidiu utilizá-lo para embalar seus chocolates, entre eles, o famoso Toblerone. Dois anos depois, ele passou a ser usado pela empresa Maggi como embalagem de sopas e cubos de tempero. Aos poucos, foi se tornando muito valorizado por sua boa condutividade elétrica e por ser um isolante térmico. Assim, ganhou a preferência do mercado e, em meados do século XX, substituiu por completo o uso do papel de estanho

Mas você sabe de onde ele vem o papel-alumínio? Esse material pode ser reciclado? Se sim, como ele deve ser descartado: papel ou alumínio? Entender tudo isso é importante para otimizar o uso do produto, reduzindo o volume de lixo que você descarta por dia e, consequentemente, o impacto que provoca no meio ambiente. Pensando nisso, preparamos um texto com informações e dicas valiosas que vão ajudar você a economizar e, principalmente, a contribuir para um mundo mais sustentável!

1. Entenda como é feito o papel-alumínio

Você conhece esse produto na prateleira dos supermercados: um rolo bem fino, pronto para corte e embalagem de alimentos e outros itens. Mas, até chegar lá, o caminho é bem longo. A produção do papel-alumínio começa com um bloco sólido de metal puro, que é submetido a elevadas temperaturas em um forno de gás natural. Nessa etapa, o alumínio derretido passa por alguns processos de drenagem para purificação do metal e é resfriado novamente em lingotes de 45 cm de espessura e 7,5 toneladas. Depois essas peças são levadas para máquinas com esteiras, onde são prensadas por cilindros, ainda em temperaturas altíssimas. Quando a placa atinge os 5 mm, é enrolada e passa por um novo processo, até chegar a 0,5 mm de espessura. É nessa fase que o alumínio é cortado na largura do rolo que conhecemos no supermercado.

E uma curiosidade: em um certo momento, a folha de alumínio torna-se tão fina, que é difícil prensá-la ainda mais na máquina. Para solucionar esse problema, os fabricantes unem duas folhas e passam na máquina de uma só vez. Mas o contato com a máquina confere um aspecto brilhante, então a folha se transforma em duas superfícies desiguais. É por isso que o papel-alumínio possui um lado fosco — que é ideal para os alimentos frios, e um outro liso — mais indicado para as receitas quentes.   

2. Faça o descarte correto

Sim, o papel-alumínio é reciclável! E, como você aprendeu no processo de fabricação, ele é composto unicamente por metal, então não há mais dúvidas na hora de fazer o descarte. E você pode encontrar as lixeiras de materiais recicláveis em locais específicos como praças e parques de sua cidade. Elas são separadas por cores de acordo com cada material — papel, metal, vidro e plástico — e geralmente a lixeira para metal é amarela.

Assim, você ajuda a preservar o meio ambiente, uma vez que o alumínio retorna à cadeia produtiva e menos recursos precisam ser extraídos da fonte. Para se ter uma ideia, a reciclagem de 1 tonelada de alumínio gasta apenas 5% da energia usada na produção do material primário, e 5 kg de bauxita (minério de alumínio) são economizados a cada quilo do material reciclado. E lembre-se que a bauxita é um dos agentes responsáveis pela ocorrência da chuva ácida, que reduz o pH do solo e contamina as fontes de água. 

Mas há uma questão importante que influencia negativamente a reciclagem do papel-alumínio. Muitas vezes, ele é descartado juntamente com os resíduos de alimentos ou demais impurezas, e isso dificulta ou, até mesmo, impossibilita o processo. Por isso, quando o material realmente não tiver mais condições de ser reaproveitado, faça uma higienização básica, de preferência com água de reuso, antes de descartá-lo.

3. Reutilize

Como visto, o descarte adequado do papel-alumínio é fundamental para a preservação do meio ambiente. Mas, para contribuir ainda mais com a sustentabilidade do planeta, é preciso ter consciência de todo o ciclo produtivo. Assim, você consegue entender a importância de aproveitar ao máximo a vida útil desse material. E para mostrar como isso é fácil, preparamos algumas dicas que podem ser aplicadas no seu dia a dia.

a) Remover ferrugens

Imagina que você precisa de um objeto e ele ficou enferrujado. É uma situação chata, mas que pode ser resolvida de forma simples. É só amassar o papel-alumínio e usá-lo como se fosse uma esponja, esfregando no local. Talvez esse processo seja mais demorado do que se for realizado com uma esponja de aço, por exemplo, mas, por ser um material mais leve, há menos risco de arranhar o objeto.  

b) Limpar grelhas

Uma dica de ouro é usar o papel-alumínio na hora de assar alguns tipos de carne. Ainda assim, é bem possível que o churrasco faça uma bagunça grande, e a limpeza das grelhas é algo especialmente difícil. Mas, para remover os resíduos de um jeito mais rápido, você pode reaproveitar o papel-alumínio usado na festa, enrolando em forma de bolinha e esfregando nas grelhas. 

c) Afiar tesouras

O papel-alumínio é uma solução fácil, rápida e acessível para afiar as tesouras em casa, sem muito esforço. Para isso, basta você pegar uma folha desse material, que pode ser nova ou totalmente amassada, e cortá-la umas 10 vezes com a tesoura que está “cega”. Para conferir se ela ficou bem amolada, faça um teste, cortando outro tipo de material, como uma folha de papel. Simples assim!

 

Destinando o papel-alumínio para o local correto e seguindo as dicas acima, você contribui para um consumo mais consciente. Mas, além da reciclagem e do reaproveitamento desse material, existe um outro ponto muito importante: reduzir o consumo. E, para isso, é fundamental escolher um produto de qualidade, como os produzidos pela Alpfilm. Assim, você economiza e ainda obtém ótimos resultados.

Leave a comment