Curiosidades sobre o plástico: da sua criação aos dias de hoje

Já reparou como o plástico é um material presente na vida de muitas pessoas — e provavelmente também no seu dia a dia? Com uma simples volta em sua casa, vai encontrar os mais diversos objetos feitos a partir desse material, como vasilhas de alimentos, chuveiro, sandálias e brinquedos. Mas apesar de ser tão familiar, você sabe como ele foi criado? E como impacta o nosso cotidiano? Para você entender melhor esse passado, presente e futuro, preparamos um artigo com curiosidades sobre o plástico!

 

Como surgiu o plástico?

No século 19, a caça era permitida e alguns materiais de origem animal, como o marfim dos elefantes, eram amplamente utilizados na fabricação de vários tipos de objetos, como teclas de piano, candelabros e guarda-chuvas. Mas o excesso dessa prática fez com que os elefantes começassem a ser ameaçados de extinção, comprometendo também os processos industriais. Assim, percebendo que a caça não teria futuro, um fabricante norte-americano de bolas de sinuca ofereceu US$ 10 mil a qualquer pessoa capaz de inventar uma alternativa sintética ao marfim, para que ele pudesse manter a sua produção.

Foi então que um inventor amador estadunidense, John Wesley Hyatt, aceitou a proposta e iniciou o experimento, com materiais feitos de algodão e ácido nítrico, originando um composto chamado celuloide — material amarelado e maleável, que pode tomar formas distintas quando aquecido ou comprimido. Posteriormente, Hyatt desenvolveu a produção e aplicação do celuloide, dando origem ao primeiro plástico comercial. 

 

Curiosidades sobre o plástico: aplicações 

Não muito tempo depois, o plástico foi a solução para um problema enfrentado nos trens americanos. Durante essas viagens, era comum o uso de xícaras de café comunitárias, mas elas foram proibidas após o governo entender que esse hábito contribuía para a disseminação de doenças. Desse modo, foram criados os copos descartáveis, que eram mais higiênicos e resolviam uma questão de saúde pública. 

Posteriormente, o plástico ajudou a desenvolver diversas outras atividades. Na indústria do cinema, por exemplo, ele foi usado para substituir os filmes de papel, por ser mais forte e maleável, facilitando a produção e distribuição. Já a construção civil se beneficiou de uma resina sintética (baquelite), que era durável, fácil de moldar e com propriedades isolantes, ideal para instalações, tomadas e soquetes de luz. 

Na primeira metade do século 20, a indústria do plástico deu grandes saltos, com diversas variações desse material, como nylon, poliéster e lycra, que eram tecidos mais práticos e de baixo custo, e os laminados decorativos (formica), que foram muito usados na produção de mesas e armários de cozinha. Por ser leve, resistente e versátil, o plástico ganhou popularidade entre os consumidores e suas contribuições não pararam por aí.

Mais recentemente, por volta dos anos 1960, o plástico foi muito importante também na produção de componentes para naves espaciais devido ao seu baixo peso e versatilidade, além da música, fotografia, vídeo, brinquedos e decoração, inclusive criando novos padrões estéticos. Foram tantas as contribuições do plástico, que seria impossível falarmos de todas, mas algumas delas merecem destaque: as indústrias automotiva e de alimentos. 

 

Carros mais leves, resistentes e econômicos

Os automóveis mais antigos eram fabricados com materiais metálicos quase em sua totalidade. Por esse motivo, eles eram carros muito pesados e, consequentemente, necessitavam de mais energia durante o seu processo produtivo.

Quando as peças de plástico foram introduzidas na indústria automobilística, por volta dos anos 80, os automóveis ganharam uma maior resistência mecânica, térmica e química. Por outro lado, se tornaram bem mais leves, consumindo menos energia na fabricação. Com a redução de peso, os carros também ficaram mais econômicos, gastando menos combustível e diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera. 

 

Melhor conservação e transporte de alimentos
Antigamente, algumas tarefas, como o transporte de carnes do açougue para casa, eram feitas com o auxílio de materiais inadequados. Para embrulhar esse tipo de alimento, por exemplo, as pessoas comumente utilizavam folhas de jornal. Mas o contato da carne com a tinta do papel não devia ser nada saudável, não é mesmo?

Com o uso do plástico, essas atividades se tornaram mais higiênicas e seguras — evitando a contaminação de alimentos com a ajuda de materiais como o plástico-filme e o saco zip. Mas não só isso: ele também contribuiu significativamente para aumentar a durabilidade dos alimentos. E, hoje, existem mecanismos tecnológicos ainda mais avançados, como o escudo de proteção antibacteriana, que potencializam esses benefícios. 

 

A virada do milênio 

Como sabemos, nada no mundo é perfeito. Por volta dos anos 2000, foi percebido que a produção do plástico implicava em algumas consequências para o meio ambiente. Isso ocorreu porque muitas fábricas não se atentaram para os resíduos gerados pelos seus processos e não deram a eles o devido tratamento. Além disso, as pessoas consumiam esses produtos de forma exagerada, sem se preocupar com um descarte adequado. 

Desde então, as empresas estão tomando consciência do quanto é importante mudar esse cenário para termos um mundo mais sustentável e vêm buscando soluções para otimizar os seus ciclos produtivos. Os consumidores, por sua vez, estão reduzindo o uso do plástico, aprendendo técnicas de reciclagem e reutilização e descobrindo produtos mais eficientes.

 

O plástico na atualidade 

Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas o próximo passo já está bem claro: a Economia Circular. O tema ganhou destaque, em 2019, na maior feira de plástico do mundo: a K Trade Fair. Lá, diversos palestrantes pontuaram a importância de caminharmos para uma economia que saiba aproveitar melhor os seus recursos. Para isso, será preciso produzirmos mais a partir de materiais já existentes, além de retornarmos a matéria para o ciclo produtivo após o descarte — construindo, assim, um futuro mais sustentável.

E você pode fazer a sua parte! O plástico-filme, por exemplo, é um material que pode ser reciclado de forma bem simples, basta seguir as recomendações do nosso blog.

 

Agora que você já descobriu algumas curiosidades sobre o plástico, quer saber mais a respeito desse tema? Então confira o nosso artigo Mitos e verdades

Leave a comment