Dia Mundial das Leguminosas

Entenda a importância desses alimentos e confira dicas de consumo!

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura celebra hoje (dia 10/2) o Dia Mundial das Leguminosas. A data chama atenção para o potencial das leguminosas, também conhecidas como pulsos, no combate à fome, na preservação da saúde e também no cuidado com o meio-ambiente.

Alimentos como grão-de-bico, amendoim e lentilha estão entre as leguminosas e são  fundamentais para a biodiversidade do solo, têm valor nutritivo, sendo fonte de proteína principalmente onde os derivados de leite e carne não são acessíveis para toda a população.

Além disso, as leguminosas também são ricas em fibra e baixas em colesterol, ajudando a controlar os níveis de açúcar.

Veja agora 3 dicas de consumo de leguminosas e capriche na alimentação:

1. Em pastas: pastas, como o famoso homus de grão-de-bico podem ser facilmente preparadas triturando e envolvendo a leguminosa, alho e azeite, sendo que é uma ótima escolha para uma entrada;

2. No forno: é possível tornar as leguminosas crocantes como pipocas, levando-as ao forno. Basta pôr os alimentos numa travessa, temperar com especiarias a gosto (noz moscada, caril, cominhos, entre outras), e colocar no forno cerca de 15 a 20 minutos;

3. Consumo in natura: com exceção do feijão, às leguminosas também podem ser consumidas in natura ou rapidamente cozidas, e de preferência no vapor, uma vez que dessa forma há maior preservação das propriedades nutricionais.

Importante: para manter todos os nutrientes de cada receita, capriche no armazenamento correto dos alimentos!

Use e abuse dos produtos Alpfilm para conservar pastas ou reservar as leguminosas in natura e usá-las posteriormente, pois mantém a comida fresca por mais tempo. Nosso super escudo de proteção antibacteriano tem ação protetora que retém a oxidação, deixando os alimentos conservados e saudáveis para o consumo!

Outra qualidade é que as leguminosas são ótimas aliadas da preservação ambiental visto que seu cultivo reduz a dependência de fertilizantes sintéticos, que são usados ​​para introduzir nitrogênio artificialmente no solo e geram gases responsáveis pelo efeito estufa.

Leave a comment