Branqueamento de alimentos: Conheça essa técnica prática de congelamento e economize muito mais!

Não é incomum ir ao supermercado e encontrar uma ou outra promoção de algum legume ou hortaliça, mas acabar comprando pouco porque tem medo de não conseguir consumir tudo antes que estrague. Ou então, acontece o contrário, quando você se empolga e compra demais, porém depois percebe que não conseguirá preparar tudo a tempo. 

Nesses casos, congelar é a saída perfeita para economizar e evitar o desperdício. Porém, é necessário garantir que os alimentos não percam sabor, nutrientes, textura e coloração quando forem descongelados para o consumo. Mas, como fazer isso? 

Nossa dica é optar pelo branqueamento de alimentos: uma técnica muito prática que pode ser aplicada com a ajuda dos produtos Alpfilm! Resumindo: basta colocar esses alimentos em água fervente por um tempo determinado (escalá-los) e depois mergulhá-los imediatamente na água bem gelada, dando um choque térmico que vai inativar as enzimas que estragam os alimentos e ainda reduz a carga microbiana.

Veja um passo a passo: 

  • Lave as verduras ou legumes em água corrente. Se forem consumidos com a casca, esfregue-os também com uma escovinha exclusiva para esse uso, de forma ainda mais cuidadosa.
  • Em seguida, corte-os na forma em que serão consumidos. Procure, contudo, cortar em pedaços uniformes para branqueá-los todos por igual.
  • Depois, mergulhe cerca de 300 g dos vegetais, de cada vez, em uma panela com pelo menos 2,5 L de água fervente. Aguarde o tempo recomendado para cada tipo de alimento (confira na tabela abaixo).
  • Após o tempo determinado, com o auxílio de uma escumadeira, recolha os alimentos da fervura e mergulhe-os em outro recipiente, dessa vez com água e gelo. Deixe os vegetais na água com gelo durante o mesmo espaço de tempo em que foram escaldados.
  • Escorra-os com o auxílio de uma peneira ou escorredor para remover a umidade.
  • Por fim, acondicione as hortaliças em potes com tampa ou nos sacos Ziplock Alpfilm (clique aqui para adquirir o seu: https://alpfilm.lojaintegrada.com.br/saco-plastico-tipo-zip-lock-18cm-x-225cm-12-un-por-embalagem-1un )

Você também pode fazer o congelamento de alimentos em bandejas. Basta colocar os vegetais resfriados e bem drenados em uma única camada em bandejas ou panelas rasas. Após isso, coloque no freezer até ficar firme, então remova e encha rapidamente os sacos ou recipientes. Feche e congele imediatamente. 

Tabela com o tempo de branqueamento dos alimentos

Vegetal Tempo do escaldamento em minutos
Aipo 4
Abóbora 3
Abobrinha 2
Acelga (folhas) 2
Acelga (talos) 4
Alcachofra 8
Alho poró 3
Almeirão 2
Aspargo 2
Berinjela 2
Beterraba (inteira e de tamanho médio) 8
Beterraba (fatia) 3
Brócolis 3
Cenoura (inteira) 5
Cenoura (rodelas) 3
Chicória 2
Chuchu 2
Couve 2
Couve-flor (buquês) 3
Ervilha fresca (vagem) 3
Espinafre 2
Mandioquinha ou batata baroa 5
Mostarda 1
Nabo 5
Palmito 5
Pimentão 2
Quiabo (inteiro) 3
Repolho 2