Dicas de passeios nas férias!

De casa para a escola, da escola para o curso de inglês… No caminho pra casa, brinquedos tecnológicos para relaxar. A rotina das crianças está cada vez mais agitada e elas estão perdendo um tempo precioso para brincar e criarem uma relação de proximidade com a natureza.

Por isso, quando chegam as férias vale a pena levá-las para entrar em contato com a natureza. Separamos oito sugestões de passeios ecológicos para os pequenos acostumados à vida na metrópole verem de perto bichos e plantas. 

Confira: 

Aquário de São Paulo

O tubarão-mangona de 1,80 metro e 75 quilos chama a atenção no

tanque do peixe-boi. No espaço, habitam ainda tubarões-lixa, lontras e um lobo-marinho. O endereço fica aberto de segunda a domingo, das 9h às 18h.

Parque Vila dos Remédios

O parque é conhecido por organizar trilhas monitoradas de segunda a domingo. O trajeto de poucos minutos permite que as crianças aprendam a importância da preservação das áreas verdes para a cidade. Só não espere muito do playground: são poucos brinquedos.

Instituto Butantan

Ótima pedida para desvendar o mundo de cobras, aranhas, sapos, lagartos e escorpiões. São noventa animais em um complexo de três museus. Por meio de microscópios instalados no Museu de Microbiologia, a garotada também observa bactérias e fungos.

Completam a excursão o serpentário — ao ar livre — e o Museu Histórico, que traz a trajetória do centro de pesquisas fundado em 1901. Reserve no mínimo duas horas para conhecer tudo.

Parque Zoológico

Uma boa oportunidade para mostrar aos pequenos a diversidade de espécies do mundo animal. Cerca de 3 mil animais habitam os quase 825.000 metros quadrados do parque. Destaque para os que as crianças mais gostam de ver: elefantes, girafas, leões e macacos.

Fazendinha Estação Natureza

No zoológico as crianças observam de longe, mas aqui elas têm a oportunidade de ter contato direto com os animais: andar à cavalo, dar cenoura para os coelhinhos, milho para as galinhas, pão para os patos, pegar no colo os porquinhos da índia e até tirar leite da vaca, na hora da ordenha.

Zoo Safari

Se for ao zoológico, aproveite para passar também no Zoo Safari, que fica perto. Lá se observam lhamas, antas, bisões e outros bichos de dentro do carro. Aberto nos anos 70, o parque em que os animais ficam soltos foi reinaugurado em 2001, agora sob administração da Fundação Parque Zoológico. Os visitantes usam seu próprio veículo ou uma van do local, com motorista e guia, de terça a domingo. 

É possível alimentar alguns animais, como o cervo-dama e o emu (uma ave australiana de grande porte), com ração fornecida pelo próprio Zoo Safari.

Projeto TAMAR – Ubatuba

Aqui os pequenos têm a oportunidade de conhecer mais profundamente sobre a vida das tartarugas marinhas, terrestres e de água doce. As visitas são monitoradas por estudantes de biologia, gestão ambiental, veterinária e oceanografia que explicam sobre a importância da preservação do meio ambiente, conscientização ambiental e os cuidados com os animais.

DICA EXTRA DA ALPFILM: CRIE NOVOS BRINQUEDOS

Seguindo a linha faça, convide seu filho para criar seu próprio brinquedo! Com a mão na massa, a criança aprende sobre as possíveis aplicações e propriedades dos elementos que estavam condenados ao lixo.

A seleção de materiais e instrumentos deve estar de acordo com a idade, garantindo a segurança do pequeno. Os mais comuns para a atividade são: rolos de papel, garrafas pet, caixa de leite, latinhas, palitos, sacolas, restos de tecido e caixas de papelão.

Além dos benefícios cognitivos e comportamentais, a atividade gera prazer e permite à criança exercitar sua autonomia ao produzir seu próprio brinquedo, com muita criatividade e imaginação.

DICA EXTRA 2: NÃO ESQUEÇA O LANCHE DOS PEQUENOS

Saco vazio não pára em pé, por isso não abra mão de garantir um lanche rápido e saudável para as crianças curtirem os passeios sem interrupções! Esse é mais um momento para lembrar a importância da conservação dos recursos naturais e da economia. Para isso, 

Conte com a ajuda da Alpfilm para transportar frutas com toda a segurança e proteção! Basta separá-las e envolver cada uma com plástico-filme esticável Alpfilm Protect.

Na hora preparar lanches e bisnaguinhas, você também pode usar plástico-filme AlpFilm 

Protect para o embalo e o Alpfilm Ziplock para o transporte seguro dos itens. 

Você também pode contar com a ajuda das crianças na hora de escolher bebidas saudáveis para os passeios! Depois de preparar o suco, proteja as tampas das garrafas com um pedaço de plástico-filme e esqueça os vazamentos!