Descobrindo novos caminhos

A sustentabilidade começa em casa. Por isso, a nossa vontade de ajudar o meio ambiente vem desde a concepção de nossos produtos.

O nosso plástico

O AlpFilm Protect foi desenvolvido para evitar o desperdício de alimentos e gerar economia de recursos e dinheiro.

O nosso plástico

O AlpFilm Protect foi desenvolvido para evitar o desperdício de alimentos e gerar economia de recursos e dinheiro.

Reciclagem de Filme de PVC

A Alpfilm, por meio do projeto AlpCycle, realiza a reciclagem do filme de PVC pós-consumo. 
Esse material é coletado em restaurantes e fast food de shoppings por uma cooperativa parceira. Após a coleta, a Alpfilm higieniza o plástico e o submete a um processo de moagem em alta temperatura para eliminar qualquer contaminação. 
Em seguida, ocorre a micronização e mistura com outros produtos de PVC novos, resultando em uma matéria-prima de qualidade em forma de pó. Essa matéria-prima reciclada é transformada em grãos coloridos através da adição de corantes. Por fim, esses grãos são utilizados na fabricação da linda necessaire laranja da AlpCycle.
É incrível ver como a Alpfilm contribui para a sustentabilidade por meio da reciclagem desse material.

E como isso funciona?

O nosso plástico filme possui elasticidade, ou seja, a probabilidade dele rasgar é muito pequena. Ele é resistente: você não vai precisar passar camadas e camadas de plástico para proteger um alimento, por exemplo. Além de tudo isso, ele é antibactericida e garante 99,99% de proteção contra bactérias e fungos, aumentando a vida útil do alimento e evitando contaminação.

Após o consumo, para onde esse plástico vai?

Pensando na sustentabilidade, criamos um processo de logística reversa direcionada para grandes negócios. Em parceria com a Cooperativa Cooper Viva Bem, recolhemos o plástico filme usado em restaurantes e, no futuro, pretendemos estabelecer novas parcerias como esta.

Apesar de ser um grande desafio, nossas pesquisas mostraram como viabilizar a reciclagem do plástico filme pós-consumo.

É possível transformá-lo em materiais que podem ser usados — nesse primeiro momento — na indústria da moda e em produtos artesanais.

Na foto ao lado, a Boutique Patrícia Camacho utilizou o material trançado como adorno nos sapatos.

Criando uma nova história

Quanto mais cedo entendermos que cada material possui as suas propriedades e que cada um deles pode atuar na construção de diversos produtos, mais cedo teremos resultados de um mundo saudável.

A natureza possui um ciclo: cabe a nós interpretá-lo e trabalharmos para que ele seja respeitado em todas as nossas ações.

Podemos, juntos, ressignificar o uso do plástico filme pós-consumo na indústria e, assim, construir um futuro mais sustentável.

Parcerias que transformam

“A Alpes sempre se preocupou com ações sustentáveis. Isso começou quando lançamos no mercado um plástico filme com alta elasticidade, resistência e que, portanto, fazia com que o consumidor utilizasse somente o necessário para embalar algo. Mas nossa preocupação foi além do desempenho mecânico. Pensamos, então, na proteção microbiana. Assim, criamos o Alpfilm Protect.

O produto é feito somente de uma camada e não é misturado a outros tipos de materiais — justamente um dos princípios básicos da sustentabilidade. Mas como sabemos que a sustentabilidade não para na produção, nos sentimos obrigados a dar um passo à frente: fazer o processo de circularidade para flexíveis, principalmente de plástico filme de PVC. Por ser um material muito leve e geralmente conter etiquetas de peso, o processo acaba se tornando muito artesanal.

Pensando em tudo isso, fomos em busca de cooperativas que tivessem esse produto. Junto à assessoria técnica da Braskem, especificamente do Emerson Madaleno, conseguimos produzir um filamento flexível para ser utilizado na indústria da moda com nossa primeira parceira no desenvolvimento de sapatos, Patrícia Camacho.”

Alessandra Zambaldi

Inteligência de Mercado e Exportação da AlpFilm

Sobre a AlpFilm

Somos uma das maiores fabricantes de filmes plásticos de PVC do Brasil, com produção mensal de 450 toneladas do material. A empresa comercializa, desde 2014, o filme plástico com as micropartículas prata para embalagem de alimentos em supermercados e para uso doméstico, com o intuito de conferir proteção contra fungos e bactérias, colaborando no ganho de durabilidade, frescor e saúde dos alimentos.

AlpFilm e responsabilidade social

Temos parceria com a ONG Banco de Alimentos, que recolhe alimentos que seriam descartados — mas ainda aptos para o consumo humano — e os distribui para pessoas em situação de vulnerabilidade social ao longo da cidade de São Paulo.

Ensinando novos caminhos

Um dos propósitos do projeto é abrir novos caminhos para a reciclagem no Brasil. Mostrando que o plástico filme pós-consumo também pode ser reciclado, as pessoas terão uma nova oportunidade para destinar o lixo ao local correto de descarte. Além disso, junto a uma nova rede de parceiros, vamos ampliar os processos de reciclagem no Brasil.

Tem um projeto artesanal e quer construir um caminho sustentável com a gente?


 
Então faça como a Boutique Patrícia Camacho e entre em contato pelo nosso WhatsApp (11) 94789-3274 ou encaminhe um e-mail para sac@alpfilm.com.br