6 dicas para manter a geladeira limpa e organizada

Mesmo com uma rotina muito agitada, como é a sua, é possível realizar a limpeza dos eletrodomésticos da sua casa com a frequência desejada? Você consegue manter a geladeira limpa e organizada? Dificilmente, não é mesmo? E essa é a realidade também de milhares de pessoas, que, diariamente, precisam dar conta de uma lista de tarefas em diversas áreas da vida, como trabalho, casamento, estudos, filhos e, claro, de si mesmas.

E, na cozinha, isso fica ainda mais complicado. Afinal, são aparelhos que demandam mais cuidado por estarem em contato com resíduos que podem contaminar os alimentos. Além disso, o armazenamento de mantimentos deve ser feito de maneira adequada, para evitar a deterioração precoce, tornando essa tarefa ainda mais cansativa. Mas, com as dicas que preparamos neste artigo, você vai conciliar tudo isso de um jeito bem prático e rápido!

 

#1 – Faça a limpeza da geladeira mensalmente

Para começar, você precisa aprender a maneira correta de limpar sua geladeira. E, para isso, é necessário apenas uma esponja de cozinha, detergente (ou sabão) neutro, panos limpos e água. O processo é bem simples e deve ser feito, no mínimo, uma vez por mês. 

Primeiro, retire todas as partes removíveis do seu refrigerador, como prateleiras e gavetas, e lave-as em água corrente, fazendo uso de uma esponja e detergente ou sabão neutro. Depois, limpe a parte de dentro, utilizando novamente a esponja umedecida com água e o detergente ou sabão. Por último, retire todo o detergente ou sabão da superfície, com um pano úmido, e seque-a com um pano seco. 

 

#2 – Forre os compartimentos para manter a geladeira limpa

Essa é uma parte essencial para garantir que a sua geladeira fique limpa por mais tempo. Para isso, cubra as prateleiras com plástico-filme ou papel alumínio e coloque também no fundo da gaveta que armazena frutas, legumes e verduras.

Dessa forma, você evita que essas superfícies entrem em contato com resíduos de alimentos, que podem grudar se não forem rapidamente removidos. Mas lembre-se de trocar o plástico-filme ou o papel alumínio caso fique muito sujo.

 

#3 – Verifique a validade dos alimentos

Todo mês, quando fizer a limpeza da geladeira, confira o prazo de validade e o estado de conservação dos alimentos. Os produtos vencidos ou deteriorados devem ser devidamente descartados. Assim, além de reduzir o gasto de energia com alimentos que não serão aproveitados, você previne que os alimentos em bom estado sejam contaminados.

 

#4 – Armazene os alimentos nos locais apropriados

Para manter a geladeira organizada e aumentar o tempo de conservação, é importante armazenar os alimentos nos repartimentos adequados, de acordo com as suas características: 

 

  • Gaveta inferior

Esse é o local que recebe menor refrigeração e, portanto, é o mais adequado para guardar frutas, verduras e legumes. Isso porque esses alimentos são pouco resistentes a temperaturas muito  baixas. 

 

  • Prateleiras

Reserve essa parte para armazenar produtos que não necessitam de máxima refrigeração (como leite, sucos, doces e ovos), colocando os alimentos mais facilmente perecíveis nas prateleiras superiores.

 

  • Gaveta superior

Esse espaço é apropriado para mantimentos que requerem alta refrigeração, mas sem congelamento. Por isso, é ideal para guardar frios, laticínios e carnes que serão descongeladas.

 

  • Freezer 

Nesse local, armazene alimentos que serão congelados, como carnes e pratos pré-prontos.

 

#5 – Utilize recipientes fechados

Quando for guardar alimentos preparados ou as sobras, utilize sempre recipientes vedados. Para isso, escolha potes e vasilhas com tampas. Se não tiver, uma dica valiosa é cobrir os recipientes com plástico-filme de qualidade. Assim, além de prevenir a proliferação de fungos, você evita que maus odores tomem conta da sua geladeira. 

 

#6 – Embale as carnes corretamente

Em algumas situações, as carnes liberam um caldo, que pode escorrer e sujar o restante da geladeira, produzindo mau cheiro. Assim, certifique-se de que as carnes estejam bem embaladas. E, para isso, você pode guardá-las em sacos Zip Lock, que, além de evitar o vazamento, vai conservá-las por ainda mais tempo.

 

Viu como é fácil manter a geladeira limpa e bem organizada, sem maiores esforços, com as nossas sugestões? Se você gostou das nossas dicas, acompanhe o nosso Instagram e o nosso Blog para ter acesso a mais conteúdos como esse. E se precisar de plástico-filme, saco Zip Lock e papel alumínio, conte sempre com a Alpfilm 🙂

Leave a comment