Semana Nacional do Meio Ambiente: Venha com a Alpfilm e faça parte desse movimento!

A Semana Nacional do Meio Ambiente é o momento ideal para levar a discussão sobre os impactos negativos das ações dos seres humanos para o nosso dia a dia. Como sabemos, alguns dos principais problemas ambientais são o descarte inadequado do lixo, a falta de locais de coleta seletiva e reciclagem de materiais, desmatamento, desperdício de água, esgotamento do solo, consumo exagerado de recursos naturais e combustíveis fósseis, entre outros.

Por isso, reforçamos que uma das principais formas de fazermos a nossa parte e contribuir para preservação ambiental é uma só: a reciclagem! Por isso, a Alpfilm faz questão de ressaltar sempre sua preocupação com a natureza, relembrando que os nossos produtos são recicláveis. 

Mas, você sabe como é esse processo? 

O PVC, matéria-prima empregada na fabricação do plástico-filme, pode ser transformado em solados de sapato, tapetes, pisos, mangueiras e vários outros produtos.

No Brasil, predomina-se a reciclagem mecânica para recuperação dos materiais plásticos, inclusive do PVC. Nessa técnica, o produto é triturado por uma máquina e, após ser reprocessado, tem a vida útil aumentada e se transforma em um novo produto.

Também há outras formas de fazer o processo de reciclagem: energética, quando o material é transformado em combustível por meio da incineração; ou química, cujo material passa por processos que envolvem várias substâncias até voltar a ser matéria petroquímica base. Assim, é possível ser utilizado novamente na cadeia produtiva.

O índice de reciclagem desse material no Brasil ainda é pequeno, mas crescente. Segundo pesquisas encomendadas pelo Instituto do PVC nos últimos anos, o percentual de reciclagem girava em torno de 18%.

Para alterar esses números, venha com a gente e faça o descarte correto dos produtos Alpfilm. Dessa forma, você contribui para a reciclagem e, consequentemente, para a preservação. É simples: quando for jogar o plástico-filme esticável Alpfilm  no lixo, limpe-o (se possível, com água de reuso para evitar o desperdício) e, então, deposite-o no local indicado para plásticos na coleta seletiva. Você também pode solicitar o serviço de cooperativas. Para entender qual é o modelo do seu município e o ponto de coleta mais próximo a você, consulte o site da prefeitura.