PLÁSTICO FILME É RECICLÁVEL?

O plástico filme transparente está muito presente no nosso dia a dia, é comum encontrar alimentos envoltos por ele, ou até mesmo para proteção de tatuagens. Mas existe uma dúvida frequente em relação a esse produto: O plástico filme PVC é reciclável?

O PVC (policloreto de vinila) é um material utilizado para a produção de diversos produtos, como perfis de janelas, tubos de distribuição de água e de saneamento, entre outros. Esses produtos possuem uma vida útil longa, já o plástico filme, por ser descartável, possuem uma vida útil menor, mas pode e deve ser reciclado!

Uma vez reciclado, o PVC pode ser processado para produzir uma grande variedade de produtos de “segunda geração” sem que haja nenhuma emissão danosa ao meio ambiente ou ao trabalhador.

O plástico filme Alpfilm Protect, além de contar com propriedades antifúngicas e bactericidas, é constituída de um material 100% reciclável, que voltará para sua rotina na forma de solas de sapato, tapetes, pisos, mangueiras e vários outros produtos. 

Apesar da alternativa variável, ainda não é possível que o PVC retorne ao seu dia a dia em forma de um novo plástico filme, pois o produto reciclado não pode ter contato direto com alimento.

Embora seja possível reciclar este produto, o índice de reciclagem de PVC no Brasil ainda é pequeno. 

Por isso, contamos com você nessa missão!

 Antes de jogar o seu plástico filme no lixo, limpe-o com água e, então, descarte-o no local indicado para plástico na coleta seletiva.