No Dia da Segurança Alimentar, celebrado em 7 de junho, destacamos a valiosa parceria entre a ALPFILM e a ONG Banco de Alimentos na luta contra a fome no Brasil. Para compreender melhor como essa colaboração funciona, entrevistamos a equipe da ONG Banco de Alimentos para saber mais sobre como os produtos da ALPFILM contribuem para o sucesso de suas operações.
ALPFILM: Compromisso com a Responsabilidade Social
A ALPFILM doa três tipos de embalagens essenciais para a coleta e distribuição de alimentos pela ONG Banco de Alimentos: o saco picotado 30×40, o stretch 500×25 c/4 kg e o saco de baixa densidade 60×90.
Essas doações garantem que os alimentos cheguem em boas condições às pessoas que mais precisam, ajudando a combater o desperdício e a fome.
Conheça a ONG Banco de Alimentos
Desde 1998, a ONG Banco de Alimentos combate o desperdício de alimentos e a fome no Brasil, coletando alimentos aptos para consumo, mas que perderam valor comercial, e os distribuindo para entidades sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Entrevista com a ONG Banco de Alimentos
ALPFILM: Como os produtos da ALPFILM ajudam na luta contra a insegurança alimentar?
ONG Banco de Alimentos: Os alimentos arrecadados pela nossa ONG, via colheita urbana, são armazenados em produtos da ALPFILM. A ALPFILM está diariamente presente na luta não só contra a insegurança alimentar, mas também contra o desperdício de alimentos. As embalagens fornecidas pela ALPFILM garantem que os alimentos cheguem em boas condições às pessoas que mais precisam.
ALPFILM: Como os produtos coletados são separados e enviados para as entidades beneficiadas?
ONG Banco de Alimentos: Nossa equipe de colheita urbana é periodicamente treinada pela equipe de nutrição da ONG Banco de Alimentos. Diariamente, arrecadamos alimentos que perderam valor comercial, mas ainda estão próprios para consumo, e os entregamos para as entidades sociais cadastradas, que servem refeições nutritivas para crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social. Os alimentos são selecionados, coletados, armazenados em produtos ALPFILM e transportados para as entidades. Nesse processo, há um trabalho intenso de logística, com roteiros de coleta e entrega dinâmicos e preparados diariamente para garantir a qualidade e segurança dos alimentos durante todo o processo.
ALPFILM: Existe algum treinamento ou acompanhamento da ONG Banco de Alimentos para a criação das receitas e pratos?
ONG Banco de Alimentos: Na nossa ONG, não apenas doamos alimentos, mas também trabalhamos para que eles sejam utilizados da melhor forma possível. Embora não sejamos responsáveis pela elaboração de cardápios, realizamos atividades de educação nutricional que contribuem significativamente. Realizamos aproximadamente oito oficinas culinárias por ano, onde abordamos temas como boas práticas de manipulação, aproveitamento integral dos alimentos e reaproveitamento. Além disso, a equipe de nutrição da ONG envia conteúdos e receitas para as entidades prepararem os alimentos doados de maneira eficiente, evitando desperdício e melhorando a qualidade nutricional das refeições.
ALPFILM: De que forma isso contribui nutricionalmente para as famílias beneficiadas?
ONG Banco de Alimentos: Nosso trabalho garante que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a alimentos de qualidade, como frutas, verduras e legumes. Ensinamos a melhorar a qualidade nutricional das refeições, incentivando práticas como aproveitamento integral e reaproveitamento dos alimentos. Isso ajuda a variar as refeições, aprimorar técnicas de preparo, aumentar o valor nutricional e reduzir o lixo orgânico gerado nas cozinhas.
ALPFILM: Qual é a maior dificuldade enfrentada hoje pela ONG Banco de Alimentos nessa luta?
ONG Banco de Alimentos: Uma das maiores dificuldades é conseguir novos doadores, pois o número de doações não cresce na mesma velocidade e proporção que os pedidos de ajuda. Recebemos diariamente pedidos de doações de alimentos de entidades sociais e pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas não conseguimos atender todas as demandas.
Insegurança alimentar (Rede Penssan, 2022)
A segurança alimentar é um direito fundamental, mas milhões de brasileiros ainda sofrem com a insegurança alimentar:
- 59.667 milhões (28% da população): Insegurança alimentar leve.
- 32.387 milhões (15,2% da população): Insegurança alimentar moderada.
- 33.103 milhões (15,5% da população): Insegurança alimentar grave.
Totalizando 125,2 milhões de pessoas (58,7% da população) em situação de insegurança alimentar no Brasil.
O que Podemos Fazer para Ajudar?
Existem várias maneiras de contribuir para o trabalho da ONG Banco de Alimentos e combater a fome:
- Faça Doações: Doe alimentos, dinheiro ou seu tempo para a ONG.
- Conscientize: Informe as pessoas sobre a importância da segurança alimentar, da doação de alimentos e do combate à fome.
- Evite o desperdício: Adote um consumo mais consciente organizando e planejando suas compras e refeições. Dessa forma, você contribui para reduzir o desperdício de alimentos. Para mais dicas e informações, consulte as redes sociais da ONG Banco de Alimentos, onde temos muito conteúdo sobre o aproveitamento integral dos alimentos e o reaproveitamento.
- Armazenamento correto: Utilize produtos que ajudem a prolongar a vida útil dos alimentos em casa. A linha de plástico filme Alpfilm Protect, com seu sistema antibacteriano, é um exemplo que ajuda a conservar melhor os alimentos, reduzindo o desperdício e maximizando o aproveitamento.
- Políticas Públicas: Exija dos governantes ações efetivas para combater a fome e o desperdício de alimentos.
A parceria entre a ALPFILM e a ONG Banco de Alimentos é um exemplo inspirador de como a colaboração pode fazer a diferença na luta contra a fome. No Dia da Segurança Alimentar, celebramos esses esforços conjuntos para um futuro em que todos tenham acesso a alimentos seguros e nutritivos.
Para Mais Informações
- ONG Banco de Alimentos: www.bancodealimentos.org.br
- Fontes: Olhe para a Fome, Pesquisas SAN, Pacto Contra a Fome
Lembre-se: seus esforços, por menores que pareçam, podem fazer a diferença na vida de alguém. Juntos, podemos construir um futuro livre da fome!
Conheça a ALPFILM PROTECT: www.alpfilm.com.br