Não há discussão: a prática de aproveitar alimentos precisa ser otimizada urgentemente. E os motivos são diversos e essenciais para a sua qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta. Primeiro, porque isso gera um maior acúmulo de lixo no meio ambiente e o uso excessivo dos recursos naturais. Segundo, porque você deixa de consumir alimentos que fazem muito bem à saúde. E, ainda, jogar fora partes de frutas, verduras e legumes (como cascas, talos e sementes) impacta diretamente nas contas do mês.
Para isso, é preciso, antes de tudo, guardar os alimentos em lugares adequados, como geladeira, armário e balcão da cozinha, de acordo com a natureza de cada um. Outra maneira de evitar prejuízos é fazer uso de plástico-filme de qualidade, que protege e conserva os alimentos por mais tempo, na geladeira e fora dela. E a terceira opção é transformar as “sobras” de alimentos em práticos e saborosos pratos, como as receitas doces e salgadas que preparamos para você neste artigo!
#1 – Bolinho de risoto
Você fez um jantar especial, mas exagerou na medida e sobrou bastante risoto? Não tem problema, porque esse alimento pode virar um bom tira-gosto no dia seguinte.
Para essa receita, você vai precisar de cubinhos de muçarela, manjericão, raspas de limão, farinha de rosca e, claro, do risoto. O primeiro passo é misturar o manjericão picado, com as raspas de limão, ao risoto frio. Depois, faça uma bolinha com essa mistura (para ficar mais fácil, você pode umedecer as mãos) e coloque dentro dela um cubo de muçarela. Em seguida, é só empanar usando o ovo e a farinha de rosca, fritar em óleo quente por cerca de 3 minutos e pronto. Você terá um aperitivo delicioso!
#2 – Doce de casca de maracujá
Essa receita é uma das mais fáceis dessa lista. Para fazê-la, você precisa lavar bem o maracujá, sem a polpa e sem a parte amarela (ou seja, apenas aquela parte branca e dura), e deixar de molho de um dia para o outro, para amolecer. Em seguida, é só escorrer, cortar em gomos e colocar em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água, em fogo médio. Quando a calda engrossar e as cascas ficarem macias, está pronto.
E uma dica especial: uma pitada de canela vai super bem com essa sobremesa!
#3 – Patê de talos
Geralmente, no preparo de uma salada, os talos das verduras são dispensados, mas eles podem virar um saboroso patê, ideal para uma entrada (como um canapé) ou para acompanhar uma bolacha de sal e fazer um ótimo lanchinho. E o preparo é super fácil.
Basta separar um pouco de cebola picada, acrescentar os talos picados e cozidos, um pouco de salsa, um pouco de cebolinha e refogar. Em seguida, você pode adicionar maionese e bater tudo no liquidificador ou mixer, com uma pitada de sal. Simples assim!
#4 – Sorvete de casca de manga
Essa é uma fruta que agrada a quase todo mundo, não é mesmo? E você pode aproveitar as cascas para fazer uma sobremesa bem refrescante!
Para isso, você vai precisar de açúcar, 3 ovos, 2 xícaras de leite e 4 colheres de creme de leite. Primeiro, cozinhe as cascas com o açúcar. Depois, junte as cascas cozidas com as gemas e o leite, bata no liquidificador e leve a mistura novamente ao fogo para cozinhar. Em seguida, retire do fogo e acrescente as claras e o creme de leite. Por fim, é só levar ao congelador e deixar o sorvete tomar forma por cerca de 8 horas.
#5 – Lasanha de pão francês
Sabe aquele pão de sal que sobrou do lanche e agora ninguém quer comer porque já perdeu a casca crocante? Ele é ótimo para você fazer um almoço prático e delicioso.
Para isso, é só molhar o fundo de um pirex com molho vermelho e branco, fazer uma camada com o pão fatiado, outra camada com presunto e queijo e repetir até finalizar os ingredientes (e, se o pão estiver duro, você pode molhar com um pouco de leite). Em seguida, leve ao forno por cerca de 15 minutos e pronto!
#6 – Bife de casca de banana
Essa receita é ótima para aproveitar as cascas da fruta e também oferecer uma opção vegetariana no almoço com os amigos e a família. Além disso, é muito fácil de fazer!
Primeiro, você deve retirar a casca da banana inteira, usando uma faca para fazer um único corte e abri-la, deixando-a em formato de bife. Em seguida, lave as cascas e corte as pontas. Depois, é só temperar com alho e sal, empanar e fritar em óleo bem quente. Quando os dois lados estiverem dourados, está pronta para servir.
#7 – Broa de milho com leite azedo
Se o leite coalhar, não jogue fora! Ele pode ser ingrediente para uma broa de milho bem gostosa, basta você seguir a nossa receita.
Bata no liquidificador 3 ovos, 1 lata de milho, a mesma quantidade de açúcar e ¼ de lata de óleo. Em seguida, adicione a coalhada e bata de forma ainda mais rápida. Depois, você deve peneirar a massa e misturar bem, incorporando erva-doce e uma colher de fermento. Por fim, despeje a mistura em uma forma untada, leve por cerca de 40 minutos ao forno e sirva com um bom café!
Seguindo essas receitas, você consegue aproveitar alimentos que, muitas vezes, são descartados e ainda come pratos deliciosos! Dessa forma, contribui não só para o meio ambiente (mais do que necessário!), mas o seu paladar também agradece. Gostou das nossas dicas? Serviram de inspiração para você criar novas receitas? Então não deixe de compartilhar com a gente nos comentários, combinado?