Nos últimos anos, a busca por uma alimentação saudável cresceu consideravelmente. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) concluiu que oito em cada dez brasileiros afirmam se esforçar para manter uma dieta equilibrada. Pensando em ajudar as pessoas a comerem com mais qualidade, a Alpfilm convidou o Thiago Ribeiro, um chef apaixonado por culinária saudável, para provar que é possível conciliar sabor e saúde nas refeições. Para ter sucesso ao preparar estas receitas em casa, não existe segredo. Basta ter um rolo de filme de PVC e saquinhos Zip Lock à mão!
De onde vem essa tendência alimentar?
A procura por refeições mais saudáveis se deve, em boa parte, à ampliação do acesso à internet. Afinal de contas, informações sobre os riscos que os produtos industrializados oferecem à saúde estão amplamente disponíveis nos canais digitais. Além disso, chefs de cozinha, nutricionistas e amantes da culinária compartilham diariamente — pelo YouTube e nas redes sociais — o passo a passo de receitas saudáveis que podem ser facilmente reproduzidas em casa.
Outro fator que influencia muita gente a seguir uma dieta balanceada é a necessidade de reduzir custos no dia a dia. Se, antes da pandemia, um movimento de pessoas que preferiam cozinhar em casa ao invés de gastar em restaurantes já vinha ganhando espaço, agora ele se consolidou com a crise econômica e o distanciamento social.
O papel da alimentação no combate à COVID-19
Você provavelmente já sabe que uma má alimentação pode enfraquecer o sistema imunológico, não é mesmo? Por esse motivo, a pandemia da COVID-19 exige um cuidado redobrado com a qualidade do que comemos — já que a baixa imunidade deixa o nosso corpo mais vulnerável às complicações causadas pela doença.
Além disso, os alimentos in natura (como frutas, legumes, verduras, grãos, oleaginosas, raízes, tubérculos, carnes, ovos e leite) são responsáveis por fornecer nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Sendo assim, ter uma dieta equilibrada é importante para a prevenção de doenças — inclusive aquelas que podem agravar os sintomas da infecção — e para a manutenção e recuperação da saúde.
Preparando pratos saudáveis com filme de PVC e Zip Lock
Uma alimentação baseada no consumo de processados, ou seja, rica em calorias, açúcar, corantes, conservantes e gorduras, aumenta o risco de deficiência nutricional, além de estar relacionada ao desenvolvimento de problemas cardiovasculares, obesidade, diabetes e outras doenças crônicas. Por isso, a busca por alimentos orgânicos e com alto valor nutricional tem aumentado. No entanto, é bem verdade que muitas pessoas não se dão bem com os sabores da “comida de verdade”, concorda?
Pensando nisso, o Thiago Ribeiro, criador do Paleodelícia, compartilhou com a gente 4 receitas deliciosas, fáceis de fazer e que utilizam alimentos funcionais e saudáveis.
#1 – Brigadeiro de Paçoca Fit
Imagem: Thiago Ribeiro – @paleodelicia
Ingredientes
4 paçoquinhas diet
400g de leite condensado fake
½ xícara (chá) de creme de leite
1 colher (chá) de manteiga
Farinha de amendoim (para enrolar)
Modo de preparo
Em uma panela, esfarele a paçoca e, em seguida, acrescente o leite condensado fake, o creme de leite e a manteiga. Leve a mistura ao fogo e mexa bem, até que a massa desgrude do fundo.
Transfira a mistura para outro recipiente e espalhe-a, com a ajuda de uma espátula. O truque para evitar que uma “nata” se forme na superfície é cobrir o brigadeiro com um pedaço de filme de PVC. É importante que o plástico fique em contato direto com a massa, para impedir a entrada de ar.
Depois de levar o doce à geladeira por 5 horas, basta enrolar os brigadeiros e cobri-los com a farinha de amendoim.
#2 – Nhoque de Mandioquinha
Imagem: Thiago Ribeiro – @paleodelicia
Ingredientes
500g de mandioquinha
20g de psyllium
Queijo da sua preferência para o recheio
1 colher (sopa) de manteiga
Tomilho a gosto
Modo de preparo
Fatie a mandioquinha em pequenos pedaços e coloque-os dentro de saquinhos tipo Zip Lock, para evitar contato com a água durante o cozimento. Essa etapa vai garantir que a mandioquinha fique mais seca, para que possamos fritá-la depois. Em seguida, com a ajuda de prendedores, prenda um espeto de madeira no Zip Lock e coloque-o para cozinhar em água quente.
Depois de cozida, amasse a mandioquinha até formar um purê. A receita dispensa o uso de farinha. Por isso, para dar liga à massa, acrescente o psyllium e misture. Depois, em uma superfície untada, modele os nhoques e recheie-os com queijo. Por fim, em uma frigideira, acrescente a manteiga e o tomilho e doure os nhoques.
#3 – Nuggets de Frango Caseiro
Imagem: Thiago Ribeiro – @paleodeliciagredientes
Ingredientes
600g de filé de frango
½ cebola média
¼ xícara (chá) de salsinha picada
½ xícara (chá) de cream cheese
2 ovos
1 dente de alho
Cebolinha a gosto
Sal a gosto
Para empanar
3 ovos
Farinha de linhaça
Modo de preparo
No processador, adicione o frango, a cebola, o alho, o cream cheese, os ovos e o sal, e misture até formar uma pasta homogênea.
Em uma superfície lisa, disponha a pasta sobre um pedaço de filme de PVC e enrole-a com a ajuda do plástico filme. Em sequência, sele as pontas do filme e leve os rolinhos para cozinhar, em água fervente, durante 15 minutos.
Remova o filme de PVC e fatie o rolinho. Empane os nuggets com os ovos batidos e a farinha de linhaça. Agora, basta assar no forno ou na fritadeira elétrica até dourar.
#4 – Sorbet de Frutas Vermelhas com Banana
Imagem: Thiago Ribeiro – @paleodelicia
Ingredientes
3 bananas
2 xícaras de frutas vermelhas
Modo de preparo
A primeira etapa desta receita é o que vai garantir que as bananas estejam maduras e em bom estado na hora do preparo. Para isso, mantenha as frutas envolvidas com filme PVC Alpfilm Protect por 1 semana. Nosso plástico filme é o único do mercado que conta com um escudo de proteção antibacteriana, capaz de prolongar a vida útil dos alimentos por mais tempo.
Na hora do preparo, fatie as bananas maduras e as frutas vermelhas, coloque-as em sacos Zip Lock e leve ao congelador. Depois, basta processar as frutas congeladas até formar uma pasta homogênea. E, pronto: sirva o sorbet em porções e se delicie!
Temos visto cada vez mais pessoas desenvolvendo hábitos saudáveis à mesa. Isso porque uma dieta equilibrada é responsável por prevenir doenças, manter o bem-estar e ajudar na recuperação da saúde em caso de infecções.
Ao contrário do que muita gente acredita, é possível preparar refeições com qualidade nutricional, sem deixar de lado o sabor. Foi isso que o Thiago Ribeiro nos provou nessas quatro receitas. Agora, você já sabe: para se sair bem na cozinha e garantir o equilíbrio na alimentação, tenha sempre em casa o filme de PVC e os saquinhos Zip Lock da Alpfilm!