O que é e como evitar a infecção cruzada

Quem trabalha no mercado de alimentos e saúde sabe bem os estragos que uma infecção pode causar na vida de um cliente e na imagem da empresa. A infecção cruzada, por exemplo, é um risco inerente ao negócio, pois é causada pela transferência de microrganismos de um objeto ou pessoa para a outra. As bactérias causadoras de infecções podem existir até em pessoas saudáveis, daí o risco de contaminação.

Entre os principais organismos responsáveis pelos processos de infecção cruzada, temos:

  • mycobacterium tuberculosis = é a bactéria responsável pela maioria dos casos de tuberculose.
  • pseudomonas aeruginosa = apesar de quase nunca causar doenças em pessoas saudáveis, pode fazer estragos em organismos mais fragilizados – não por acaso é uma das principais causadoras de infecções hospitalares. Vale reforçar que é uma bactéria resistente a muitos antibióticos e antissépticos, portanto difícil de combater.
  • staphylococcus aureus = encontrado na pele e nas fossas nasais, pode provocar pneumonia e meningite.

Estabelecimentos de saúde e estética já estão acostumados com os procedimentos de higienização e paramentação de aparelhos e pessoas, necessários para garantir a segurança dos clientes e profissionais. Mas um recurso que está ao alcance de qualquer empresa e nem todas utilizam é o plástico-filme. Sabia que com ele você pode criar uma barreira mecânica descartável, protegendo superfícies e instrumentos de trabalho no seu consultório ou clínica?

Mais fácil do que remediar é prevenir. Então aproveite o seu Alpfilm para proteger:

  • alças e interruptores de refletores e maquinários;
  • mangueiras dos instrumentos;
  • puxadores de mesas onde ficam os materiais usados nos atendimentos;
  • equipamentos de fotopolimerização e laser;
  • cabos de aparelhos usados em tratamentos odontológicos.

É importante lembrar que só Alpfilm Protect mata 99,96% das bactérias, formando um verdadeiro escudo de proteção. Combinado com os procedimentos de higienização do seu estabelecimento, ele é o aliado perfeito na hora de cuidar dos seus clientes com segurança!