Desperdício de alimentos: saiba como reduzi-lo de uma vez por todas!

Um estudo feito recentemente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) revelou que, no país, uma família desperdiça em média 128 quilos de comida por ano. O desperdício de alimentos, em uma única residência, chega a ultrapassar o valor de mil reais anuais, deixando bem claro que há algo de errado com a nossa cultura de consumo.

Os números, que já assustam, representam apenas o que é desperdiçado dentro de casa. Ou seja, não compreendem o que é jogado fora em restaurantes, hotéis e estabelecimentos comerciais – caso contrário, seriam ainda maiores. Frente a esses dados, não restam dúvidas: é preciso tomar atitudes para modificar esse cenário.

 

Principais alimentos jogados fora

De acordo com o estudo, os produtos mais desperdiçados são exatamente aqueles que fazem parte do dia a dia das pessoas. No topo da lista está o arroz, com mais de 28 quilos por ano, seguido da carne (25 kg), do feijão (20 kg) e do frango (19 kg). 

Todo esse desperdício doméstico pode ser evitado com algumas mudanças simples nos hábitos de consumo. É possível, por exemplo, reduzir a quantidade de comida preparada nas refeições e cozinhar apenas o necessário. Afinal, já é hora de reconhecer que aquela ideia de “melhor sobrar do que faltar” está muito errada! 

Por que não observar a quantidade de comida consumida durante o almoço e pensar nos pratos dos próximos dias a partir dessa constatação? Será que realmente precisamos escolher entre sobrar e faltar ou podemos cozinhar de forma mais adequada à nossa rotina? Lembre-se: isso é bom para o seu bolso e para o planeta! 

 

Conservar para reduzir o desperdício de alimentos

Mesmo alterando os hábitos dentro de casa, é provável que uma refeição ou outra acabe resultando em sobras. Por isso, se o objetivo é diminuir ao máximo o desperdício de alimentos, também é essencial investir em formas eficientes de conservação.

O plástico-filme é um dos produtos mais utilizados para proteger a comida que precisa ser levada para a geladeira. Só que entre as várias opções no mercado, você tem que escolher aquela que realmente garante a proteção adequada dos alimentos. Alpfilm Protect, por exemplo, é a melhor opção, porque possui um escudo antibacteriano que reduz em 99,96% o risco de contaminação, conservando as refeições por muito mais tempo.

Além disso, ao adquirir qualquer combo Alpfilm, você contribui duplamente com a causa. Isso porque, a cada combo comprado, meio quilo de comida é doado para quem necessita por meio da ONG Banco de Alimentos

Portanto, fica a dica: reduzir o desperdício de alimentos depende de cada um repensando suas atitudes, agindo de forma mais consciente e contando com grandes aliados, como Alpfilm!

Leave a comment