Papel-alumínio, plástico-filme e papel-manteiga: você sabe a diferença?

Se você cozinha diariamente ou já se arriscou ao menos uma vez com alguma receita, percebeu que o sucesso de um bom prato depende da qualidade dos ingredientes, mas também do uso de instrumentos apropriados, como recipientes, colheres e medidores. Outros itens também indispensáveis para auxiliar você em todas as etapas do preparo dos alimentos são os rolos de plástico-filme, papel-manteiga e papel-alumínio, não é mesmo?

Esses três produtos têm em comum a versatilidade, mas as semelhanças param por aí. Plástico-filme, papel-manteiga e papel-alumínio possuem origem, propriedade e aplicação diferenciada. Em algum momento, podem até desempenhar a mesma função, só que o resultado não será equivalente. Então, se você faz uso rotineiro deles na cozinha, mas não leva em conta as particularidades de cada receita, vai se surpreender com esse texto!

Entenda a diferença

É ainda no processo de produção que as distinções entre plástico-filme, papel-manteiga e papel-alumínio se mostram evidentes. A composição do plástico-filme, como o nome sugere, é de um tipo de plástico chamado policloreto de vinila, mais conhecido como PVC. O papel-alumínio, por sua vez, é produzido através do derretimento e reprocessamento de um sólido bloco de alumínio, prensado até que sua espessura chegue em 0,5 milímetros. Já o papel-manteiga é feito a partir da extração de madeira. Ele costuma ser confundido com o papel vegetal, que é muito utilizado em desenhos. E, de fato, o processo de produção de ambos é bem parecido, mas o papel vegetal recebe um tipo de cera que o torna inflamável e inapropriado para a cozinha.

Como foi possível perceber, as particularidades nas origens do plástico-filme, papel-manteiga e papel-alumínio são responsáveis por definir também as diferentes propriedades de cada produto. E são elas que determinam a aplicação mais adequada desses itens no preparo das receitas. Essa é a parte mais importante e tangível para você, que adquire os rolos já prontos. 

Então, qual é o melhor produto para cada situação? Vamos lá:

1. Papel-manteiga

Tem uma superfície antiaderente, ideal para receitas de massas que vão ao forno. Você pode colocá-lo entre a forma e a massa e, assim, não precisa untar. Com o papel-manteiga, o alimento também não gruda no recipiente e pode ser desenformado com mais facilidade.

O papel-manteiga é também um grande “quebra-galho” na cozinha! Devido a sua consistência mais firme, pode ser utilizado como um funil provisório. Para isso, é só você cortar um pedaço do papel e enrolar em forma de cone.

2. Papel-alumínio

O controle da temperatura é uma das principais finalidades do papel-alumínio. Não por acaso, ele é o melhor aliado na cobertura de pratos assados, como peixes e batatas. Assim, dificilmente você erra a textura dos alimentos e a receita fica pronta bem mais rápido.

Outro momento ideal para você usar esse tipo de papel é no transporte de alimentos. Ele deixa o lanche aquecido por mais tempo e, se colocado junto a uma bolsa com gelo, conserva a temperatura fria. 

É muito importante utilizar o papel-alumínio da maneira correta! Em receitas quentes, use o lado brilhante para dentro e o lado fosco para fora. Em pratos frios, faça o contrário.

3. Plástico-filme

É um material autoaderente, ou seja, que se fixa na superfície aplicada com muita facilidade. Isso torna o plástico-filme perfeito para a vedação de alimentos que já foram retirados da embalagem original, porque ele evita contaminações. 

O plástico-filme é um bom aliado também na conservação de alimentos em temperatura ambiente, principalmente frutas, pois impede que elas fiquem escuras e ressecadas. Além disso, é a melhor alternativa para a refrigeração, já que evita cheiros fortes na geladeira.

O plástico-filme é tão flexível que o seu uso extrapola as atividades da cozinha, ajudando você em diversas tarefas de casa. Conheça algumas delas neste artigo com as 5 maneiras de usar plástico-filme que você nem imaginava!

Uma dica de ouro!

Você deve sempre usar plástico-filme, papel-manteiga ou papel-alumínio de qualidade. Isso é importante para evitar a contaminação dos alimentos e, consequentemente, o surgimento de doenças, bem como para garantir que todo o material seja realmente aproveitado, evitando despesas extras. E, para proteger a sua saúde, conte com a Alpfilm. Confira na nossa loja on-line os combos de papel-alumínio e plástico-filme e aproveite: o frete é grátis para compras acima de R$100,00!  

 

Leave a comment