O tipo de material é uma das primeiras diferenças observadas entre a folha de alumínio e filme esticável PVC – também conhecido popularmente como plástico-filme. Com isso, suas propriedades são diferentes, o que vai determinar a aplicação mais adequada desses itens no preparo das receitas. Essa é a parte mais importante e tangível para você, que adquire os rolos já prontos.
As folhas de alumínio ajudam principalmente no controle de temperatura. Ao cozinhar com folhas de alumínio, é possível agilizar o cozimento dos alimentos. Por isso, ele é considerado um grande aliado de assados, como carnes, peixes e batatas.
Além disso, a folha de alumínio também ajuda bastante no transporte de alimentos, deixando-os aquecidos por mais tempo. O produto também é ideal para o congelamento, pois pode ir do freezer ao forno sem problemas.
Já o plástico-filme é um material auto-aderente, ou seja, que se fixa na superfície aplicada com muita facilidade. Isso torna o plástico-filme perfeito para a vedação de alimentos que já foram retirados da embalagem original, porque ele evita contaminações.
Agora, vejamos exemplos práticos de quando utilizar cada um:
- Se sobrou aquela carne assada do almoço e você pretende reaquecer no jantar, use o papel alumínio para cobrir, só não se esqueça de fechar muito bem. Essa opção é ótima para quem vai aquecer no forno, mas se você for levar para o microondas, o ideal é usar o plástico-filme esticável;
- Se você pretende congelar uma bandeja de carne, aposto no plástico-filme, pois ele vai evitar a criação de uma camada de gelo na peça, além de eliminar odores indesejáveis;
- Se você quer proteger alimentos como tomate e morango, escolha o plástico-filme, pois o alumínio em contato com os alimentos ácidos libera uma substância azulada;
- Para evitar o escurecimento de frutas, embale com uma camada de plástico-filme, bem forte para evitar a entrada de oxigênio.
Os melhores sucos para o verão estão aqui! Refresque-se com a Alpfilm