15 de Outubro é o Dia do Consumo Consciente! Veja as iniciativas da Alpfilm para apoiar essa ideia!

Essa data foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009 com o intuito de despertar a consciência da sociedade para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos, seja no espaço de trabalho, em escala produtiva ou na rotina das nossas casas.

A preocupação com a sustentabilidade, claramente atrelada ao consumo consciente, sempre foi uma preocupação da Alpfilm. Desde o início da nossa jornada, não abrimos mão de incentivar a reciclagem e difundir dicas de como é possível incluir essa prática no dia-a-dia. 

O plástico-filme esticável Alpfilm Protect é 100% reciclável. Porém, alguns cuidados especiais são indispensáveis com o descarte do plástico-filme para tornar possível a reciclagem. Uma delas é a limpeza do material, pois quando existem resíduos de alimentos no plástico, a reciclagem é dificultada. Isso porque os materiais se confundem no reprocessamento, podendo até mesmo causar danos ao maquinário. 

E mais: foi pensando em facilitar as práticas de consumo consciente que desenvolvemos o Alpfilm Protect Trilho® que possui um sistema exclusivo de corte rápido do plástico-filme, que facilita o embalo de objetos e reduz o consumo do produto. Assim, reduzimos também a quantidade de resíduos plásticos descartados. 

Outra missão indispensável da Alpfilm é a atenção em reduzir o desperdício de alimentos no Brasil, que, infelizmente, ainda é extravagante. Por isso, não poupamos esforços para manter a qualidade dos nossos produtos e oferecer um plástico-filme esticável que potencializa a vida útil dos alimentos.

Nossa mais nova ação de apoio à sustentabilidade é o projeto Alpfilm Cycle, no qual o plástico-filme é recolhido após o consumo e passa por um processo de separação, limpeza, trituração e melhoria da sua qualidade com auxílio da tecnologia. Esse processo resulta na produção de pequenos filamentos que podem ser utilizados na produção de outros itens feitos à base de plástico, como acessórios, calçados e muito mais!