4 receitas práticas para facilitar sua vida

Você adora fazer uma comidinha mais caseira para o almoço ou um quitute saboroso para receber visitas em casa, não é mesmo? Só que com a correria do dia a dia, é difícil encontrar tempo para preparar tudo isso. E se, nessas horas, você descuida da alimentação e abusa de fast-foods ou de lanches prontos, saiba que não está sozinha. Segundo uma pesquisa da Nielsen Global, que entrevistou 30 mil pessoas com acesso à internet, em 63 países do mundo, mais da metade dos brasileiros fazem a refeição principal fora de casa pelo menos uma vez por semana e 55% tem preferência por restaurantes fast-food. Mas será que seus hábitos mudariam um pouquinho se você tivesse receitas práticas em mãos?

Acreditamos que, com um pouco de organização e planejamento, é possível contornar o tempo curto e preparar ótimas opções de cardápio. Então, para ajudar você nessa tarefa, vamos ensinar algumas receitas práticas e truques que vão tirar a complicação da hora de cozinhar!

1- Ovo poché

O poché é um modo de preparo originalmente francês. Muitos restaurantes bem conceituados praticam essa técnica em seus pratos, principalmente para as entradas. Mas, apesar do nome chique, um ovo poché pode ser feito de maneira muito simples. 

Para isso, separe uma tigela e cubra toda a superfície com plástico-filme, adicionando uma gota de óleo ou azeite. Depois, quebre o ovo, junte as pontas do filme (como se fosse uma trouxinha) e dê um nó. Por fim, coloque tudo na água quente por cerca de três minutos e meio. 

A chefe de cozinha Rita Lobo já fez até uma declaração a respeito dessa técnica com plástico-filme em seu programa Cozinha Prática: “Eu demorei 10 anos para aprender a fazer um poché perfeito e, no dia seguinte da minha conquista, me ensinaram uma técnica que permite que todo mundo faça um ovo poché impecável”.

2- Arroz de micro-ondas

Um dos alimentos mais curingas na culinária brasileira é o arroz. Além da combinação com o feijão, tão presente no cotidiano, ele vai bem com carnes de todos os tipos, misturado com legumes e, até mesmo, como sobremesa: o delicioso arroz doce! E o melhor é que ele pode ser feito da maneira mais saudável de se preparar os alimentos, o cozimento, e de um jeito bem rápido e prático: no micro-ondas.

Coloque em um recipiente de vidro (ou cerâmica vitrificada) uma xícara de arroz e duas de água. Adicione sal e temperos a gosto e misture bem. Depois, cubra o recipiente com plástico-filme, como se fosse uma tampa. Para deixar o vapor escapar e evitar o risco de queimaduras ao retirar o plástico após o aquecimento, faça alguns furinhos no filme ou deixe um dos cantos levantado.

Por fim, leve a receita ao micro-ondas e confira o andamento de 5 em 5 minutos. Quando a água tiver secado, é hora de retirar o recipiente, e o arroz já estará pronto para servir. O tempo médio de preparo é de 15 minutos, variando conforme a potência do micro-ondas. 

E uma dica muito importante: você precisa sempre usar um plástico-filme de qualidade, principalmente nessa receita, para que o filme PVC fique bem esticado e não entre em contato direto com o arroz, evitando qualquer problema no preparo do seu alimento. 

3- Nuggets caseiro

Essa receita prática é ideal para um happy hour com os amigos ou para quem tem filhos e não deseja servir fast-food aos pequenos. Além de muito saborosos, os nuggets caseiros são uma opção mais saudável e podem ser preparados de maneira rápida! Assim, você agrada todo mundo sem preocupações.

Em um processador (ou um bom liquidificador) coloque pequenos pedaços de filé de frango (400g), cebola, dois ovos, requeijão, salsinha, sal, pimenta, alho e caldo em pó sabor legumes. Depois de processado, adicione creme de leite e mais alguns pequenos pedaços de filé de frango e misture toda a massa até que fique bem homogênea. 

Divida a massa em três e enrole a mistura em plástico-filme (cerca de cinco voltas), formando tubos de 6 cm de diâmetro. Então, coloque os tubos em água fervente por 15 minutos, até cozinhar. Retire o plástico-filme, corte e modele a massa em fatias no formato desejado. Por fim, é só empanar e fritar os nuggets em óleo quente até que eles fiquem dourados.

4- Quiche

Mais uma receita da tradicional culinária francesa que parece comida de chefe de cozinha, mas não tem nada de difícil. E vamos te contar um segredo: ela foi criada na Alemanha!

A palavra “quiche” (kuchen, em alemão) significa “torta” e a receita original, conhecida como quiche Lorraine, é feita à base de ovos, creme de leite e pedaços de toucinho defumado. Depois, a torta ganhou o mundo e uma grande variedade de recheios, como alho-poró, champignon, espinafre e salmão.

Para fazer a massa, você precisa de 1 ovo, 250g de farinha de trigo e 125g de manteiga gelada. Junte todos os ingredientes e adicione sal a gosto, usando algumas gotas de água para auxiliar no processo. Assim que estiver homogênea, modele a massa em formato de bola e embrulhe em plástico-filme. Então, coloque na geladeira por 10 minutos.

Depois, abra a massa com o auxílio de um rolo e coloque em uma forma untada com manteiga e enfarinhada. Por último, acrescente o recheio de sua preferência e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Fácil, não é mesmo?

 

Teste as nossas receitas práticas e conte o resultado para nós! E, para garantir que todos os pratos saiam como o esperado, conte com Alpfilm, o melhor plástico-filme do mercado! Confira a nossa loja on-line e faça já o seu pedido.

 

 

 

 

 

Leave a comment