Em maio, comemora-se o Dia Mundial do Atum, destacado pela ONU pela sua importância alimentar e económica, bem como para sensibilizar sobre a importância de conservar esta espécie. O mais importante é que trata-se de um alimento de diversas formas: fresco, cru ou enlatado, sua apresentação mais comum, na qual é conservado no azeite de oliva, azeite vegetal, ou água.
É um alimento de alto valor nutricional, possui baixo nível de gordura, rico em proteínas e em vitaminas A, B e D, ômega 3, cálcio, potássio, ferro, fósforo e iodo. Essas características, unidas a versatilidade do atum, contribuem para o seu sucesso na mesa dos brasileiros.
O mais importante, entretanto, é garantir o armazenamento eficiente do alimento para evitar tanto o desperdício quanto possíveis problemas de saúde. Você sabe como garantir a conservação do atum? Confira algumas dicas da Alpfilm!
Quando falamos do atum enlatado, o restante do produto não deve ir para geladeira dentro da lata. Parece inofensivo, mas guardar latas com sobras na geladeira pode provocar desde a perda de sabor até danos à saúde, devido a contaminações que podem ocorrer quando o alimento fica exposto a microrganismos presentes no ar ou, caso a lata tenha sofrido algum dano, até mesmo a componentes da própria embalagem. O atum enlatado aberto pode ser colocado em pote plástico ou de vidro com tampa na geladeira.
Já o atum fresco (cru ou cozido) deve ser colocado dentro de recipiente hermético, embalado com plástico-filme esticável Alpfilm (adquira sem sair de casa, clicando em: https://alpfilm.lojaintegrada.com.br/combo-1-compre-e-doe-ong-banco-de-alimentos). Assim, você evitará a queimadura causada pelo frio, caso o atum fique muito tempo no freezer. O atum fresco cru irá durar uns três meses no freezer, já o cozido pode durar até quatro meses.