Dicas de como reaproveitar os alimentos pós-Natal

Todos os anos é a mesma coisa: a ceia da noite de Natal e do Ano Novo vira o almoço do dia seguinte, mas a gente nunca consegue comer tudo, não é mesmo? 

Apesar de cada um da família levar um potinho com um pouco dos pratos para casa, isso não é o suficiente para combater o desperdício. Congelar pode ser uma ótima saída para guardar aquelas comidas maravilhosas e ainda aproveitá-las ao longo do ano!

Para te ajudar com isso, aqui vão algumas dicas para te ajudar a saber o que pode e o que não pode ser reaproveitado da ceia. 

  • Todas as carnes (peru, tender, lombo, chester, frango…) podem ser congeladas sem problemas. O bacalhau e demais peixes também podem ir ao freezer, mas perderão um pouco da textura característica que têm. É necessário tomar cuidado com possíveis legumes que estejam junto no prato, pois quando descongelados, eles perdem a consistência e ficam mais moles e “aguados”. Opte por potes com tampa hermética ou embale as peças no Alpfilm Protect. 
  • O arroz (com ou sem as polêmicas uvas passas) e a lentilha também podem ser levados ao congelador sem problemas. A farofa é outro acompanhamento da ceia que pode ser guardada para refeições futuras, mas é recomendado tirar os ovos para evitar possíveis contaminações. 
  • Os pratos de frutas são recorrentes nas mesas das festividades de final de ano, mas apesar do calor ser a época certa para abusarmos delas, essas frutas quase sempre sobram. Com exceção da banana e da pera, todas as frutas podem ser congeladas e são perfeitas para virar sorvetes naturais e sucos mega refrescantes com o auxílio do ZipLock Alpfilm.
  • Sobrou vinho? Teve de abrir só para uma receita? Congelando, você resolve os dois problemas. Basta colocar em forminhas de gelo ou até em uma garrafa – sempre lembrando de deixar espaço para o líquido se expandir. Depois é só deixar os cubinhos ou a garrafa descongelar e usar na sua receita. O vinho ainda estará bom.
  • Você pode aproveitar os panetones para fazer deliciosas receitas, mas você sabia que é possível congelar essa delícia natalina por até três meses? O ideal aqui é congelar em pedaços e descongelar só a parte que for consumir, no forno convencional ou microondas. Corte e separe fatia por fatia, desse modo, você descongela apenas o que for comer. Para isso, conte com o Alpfilm Ziplock que agora conta com espaço ideal para anotar a data de congelamento. 
  • Para congelar vegetais, é importante dividi-los e colocá-los em sacos ZipLock. Saiba que congelando os vegetais, eles irão perder a textura, mas você pode transformá-los em ensopados.

Gostou das dicas? Então, prepare-se para colocar em prática com os produtos certos, acesse a nossa loja virtual e garanta os melhores preços: https://alpfilm.lojaintegrada.com.br/filme-de-pvc-domestico

https://alpfilm.lojaintegrada.com.br/zip-lock-17289718 
Se já passou o Natal e você está com esse trabalho de guardar tudo da melhor forma possível, aqui tem algumas dicas de como organizar e otimizar o espaço do freezer: https://alpfilm.com.br/2022/03/28/freezer-limpinho-e-organizado/