5 formas de usar saco zip que você não conhecia

O saco zip, também conhecido como ziplock, é um grande aliado em qualquer cozinha, não é mesmo? Ele é feito de polietileno, que é um tipo de plástico atóxico, flexível, transparente, impermeável e levinho. É também hermético (fechamento com zíper), bastante durável e resistente. Por isso, é o produto ideal para conservar alimentos na geladeira. 

Mas o saco zip é um produto bem mais versátil do que parece e pode ser um coringa em diversas ocasiões do seu dia a dia, tanto na cozinha quanto fora dela. Por exemplo, quando você machuca e não tem bolsa de gelo em casa. Com o ziplock, é possível resolver essa e outras situações de um jeito rápido e prático, como você vai aprender neste artigo!

 

#1 – Marinar carnes

Temperar alimentos é um outro uso do saco zip, principalmente para a marinada — que consiste em deixá-los de molho em uma mistura de condimentos. Essa técnica era usada para conservar os alimentos e hoje serve para alterar a textura e, principalmente, acentuar o sabor. Mas para que o resultado seja satisfatório, é preciso ter atenção a algumas dicas.

Geralmente, a marinada é mais indicada para temperar carnes. Então primeiro escolha uma peça de qualidade e garanta um bom corte. Isso porque a marinada é um processo lento, em que o tempero vai entrando aos poucos na carne. E caso os pedaços estejam grossos demais, ele pode não “pegar” em alguma parte. 

Em seguida, faça uma mistura com algum alimento ácido (tipo vinagre, vinho ou suco de limão), ervas ou especiarias e vegetais frescos (como tomilho, alho, cebola e salsão). Depois, cubra a carne com esse molho e coloque no saco zip. Assim você economiza na quantidade de tempero e ainda permite que ele cubra facilmente toda a carne.

Por último, é só colocar o saco zip na geladeira. O tempo da marinada vai alterar de acordo com o tipo e o tamanho da carne, mas dura, em média, de 12 a 24 horas. Para as carnes mais sensíveis, esse período pode ser reduzido. 

Dica de ouro: os ingredientes do molho vão depender da carne e da sua preferência. Peixes, por exemplo, ficam ótimos com vinho branco ou saquê. Cuidado apenas para não exagerar nos temperos ácidos e “cozinhar” a carne antes do preparo. 

 

#2 – Transportar alimentos e produtos

A praticidade proporcionada pelo saco zip é perfeita para o transporte de alimentos. Ele garante mais proteção e pode, até mesmo, otimizar a vida útil dos alimentos se você usá-lo como saco a vácuo. Mas a cozinha não é o único ambiente da casa que se beneficia com a versatilidade deste produto.

Você pode usar o saco hermético também para transportar produtos de higiene que tendem a vazar, como óleos e hidratantes, além de qualquer objeto que precisa ser encontrado mais rápido. Assim, você mantém a bolsa sempre limpa e organizada. 

Outra opção é deixar um saco zip na bolsa para emergências. Alguns exemplos são usar o saquinho para guardar o celular no caso de uma chuva inesperada, evitando que ele molhe, ou como recipiente para algum lixo que não pode ser descartado imediatamente.  

 

#3 – Preparar malas de viagens

A tarefa de organizar uma mala nem sempre é muito tranquila, mesmo para quem faz isso frequentemente. Afinal, é preciso pensar em todas as roupas, calçados e acessórios, além de produtos de higiene e beleza, como cremes e maquiagens. 

Para agilizar esse processo e garantir mais praticidade ao longo da viagem, o saco zip é um excelente aliado. Você pode usá-lo, por exemplo, para ganhar espaço na mala: é só colocar as combinações de roupas em ziplocks grandes, tendo o cuidado de retirar o ar antes do fechamento.

Em viagens aéreas, o saco zip pode ser utilizado para seguir a orientação da ANAC: levar medicamentos e líquidos em uma embalagem plástica transparente e vedada. Além de facilitar a fiscalização, isso evita surpresas desagradáveis em caso do recipiente romper durante o transporte — algo que é muito comum quando a mala é despachada. 

 

#4 – Usar saco zip como bolsa de gelo

Quando você vai ao médico com alguma dor muscular, geralmente ele recomenda a aplicação de bolsa de gelo no local para amenizar os sintomas. Mas se você não tiver uma em casa, é possível improvisar com um saco zip e uma esponja de cozinha.

Para isso, você só precisa deixar a esponja úmida e, em seguida, guardá-la no ziplock. Depois, coloque o saquinho no freezer e espere por alguns minutos. Dessa forma, a esponja ficará congelada e você poderá utilizá-la sem fazer bagunça. 

 

#5 – Guardar documentos e lembranças

Por mais que o mundo já esteja bem digital, com grande parte dos serviços sendo oferecidos via internet, em algumas situações ainda precisamos guardar documentos em papel. E sabemos que, ao longo do tempo, isso se torna um problema, porque esse tipo de material pode ficar sujo, manchado ou apagado. 

Para resolver esse problema, você pode guardá-los em um saco zip. Isso vai melhorar a conservação dos seus documentos e evitar maiores preocupações. Você pode usar o ziplock também para guardar lembranças importantes, como cartas de amigos, ou para decorar o quarto com um varal de pinturas e desenhos das crianças.

 

Como vimos, o saco zip pode ser usado em várias situações do cotidiano, facilitando bastante a sua vida. Por isso, é muito importante adquirir um produto de qualidade. E, principalmente, que tenha o escudo de proteção antibacteriana — que você só encontra nos produtos da Alpfilm — porque esse mecanismo potencializa as funcionalidades do ziplock.